Decoração de Fim de semana posted by

Decore reciclando

Por Natália Lazarini

Quer fazer uma horta caseira na sua casa/apartamento, produzir alimentos frescos de origem orgânica, mas infelizmente falta espaço para isso? A horta vertical vem para solucionar esse problema.

A horta vertical é uma ótima opção para quem quer produzir parte de seus alimentos de maneira totalmente orgânica, mexer com ela funciona muito bem como uma atividade terapêutica e pode também ser empregada como uma ferramenta educativa. Além de tudo, ela é também ornamental, pois embeleza o ambiente.

As garrafas plásticas podem ser reaproveitadas para cultivar vegetais de pequeno porte, temperos e ervas medicinais, presas em muros e paredes ou apoiadas em suportes de diferentes materiais. A idéia é aproveitar pequenos espaços e materiais de baixo custo para montar hortas em casas, apartamentos ou mesmo no local de trabalho. É uma forma popular de se apropriar de técnicas já existentes sustentáveis, viáveis e econômicas.


As técnicas para o plantio e o cuidado com as sementes e plantas foram passadas por Cristiane Nogueira, paisagista responsável pelo projeto Canto Vivo. “Depois da garrafa cortada colocamos um pouco de isopor cortado, aqueles que vêm em lanches de supermercados, no fundo do recipiente; essa técnica serve como seixo. Depois colocamos um pouco de terra preta e inserimos a semente”, ensina.

Passo a passo de como fazer:

1º) A primeira tarefa a ser realizada é o corte das garrafas. Todas elas devem ser cortadas da mesma forma, com uma espécie de janela, que será a abertura por onde a planta irá crescer. A distância entre a parte debaixo da garrafa e a abertura pode ser de “três dedos”; na parte de cima pode ser contado um palmo até o corte, conforme mostrado na galeria acima.

2º) Dois furos devem ser feitos na garrafa na região próxima às aberturas, superior e inferior. Será por este espaço que o cordão que segura as garrafas irá passar. O ideal é que todas tenham marcações em distâncias equivalentes, para manter a simetria quando forem penduradas na parede. O fundo de todas as garrafas deve ter um furo, que permita a saída do excesso de água na terra.

3º) Dois fios, que passam pelas extremidades das garrafas, as mantêm presas. Por isso, as arruelas são utilizadas. Quem optar pelo uso dos arames deve colocar as arruelas logo abaixo das garrafas, para servirem como “calço”, para que elas não escorreguem. O barbante e a corda de varal não precisam disso. Nesses casos, basta dar um nó na altura em que a garrafa deverá ficar.


4º) Com as garrafas devidamente presas e alinhadas, basta colocar a terra, a semente e cuidar para que as plantas cresçam saudáveis. Clique aqui para ver outras ideias de como podem ser feitos os jardins verticais.

Gostou das dicas do Mudo Minha Casa ? Então fique de olho no nosso blog que em breve postaremos mais novidades para você decorar a sua casa.

  • dilair

    A ideia foi expetacular adorei é muito criativo para as pessoas que não tem atividades e criatividades é uma forma de aprender e fazer para ganhar seu dinheiro honesto sem precisar pedir.

  • agnaldo

    boa noite eu sou agnaldo aqui do rio grande do norte eu fiz uma plantacao de coentro em garrafas pet e deu certo, agora vou alugar um terreno e vou fazer pra vender.

Busca

Get Social

Facebook

Posts Relacionados